Quando abrimos uma garrafa de vinho, raramente pensamos no impacto que essa escolha pode ter no planeta. Acredita se lhe dissermos que cada gole pode representar não apenas prazer, mas também um compromisso com a terra? Na Quinta Miradouro dos Dízimos, acreditamos que fazer vinho é, acima de tudo, cuidar. Do quê? Da vinha, das pessoas e do futuro.
Agricultura sustentável: tudo começa na terra
O caminho para um vinho com pegada leve começa onde tudo nasce, isto é, no solo. Na Quinta Miradouro dos Dízimos praticamos uma viticultura regenerativa, que respeita não só os ciclos naturais, mas também os fortalece.
As vinhas da Quinta Miradouro dos Dízimos são trabalhadas com técnicas que evitam o uso excessivo de químicos, preservam a biodiversidade local e aumentam a fertilidade natural do solo. Tudo com um objetivo simples e claro: produzir uvas num ecossistema saudável. Por exemplo, sabia que práticas como o uso de cobertura vegetal entre as linhas da vinha ajudam a prevenir a erosão, a melhorar a retenção de água e a aumentar a vida microbiana do solo?
Cuidar da terra é o primeiro passo para cuidar do sabor e da herança que queremos deixar.
Reduzir a pegada de carbono: pequenos gestos, com grande impacto
Na produção de vinho, cada decisão conta e tem uma consequência. Na Quinta Miradouro dos Dízimos as prioridades são o fornecimento local de matérias-primas, a utilização de materiais recicláveis e reciclados, evitando sempre o desperdício em todas as etapas de produção do vinho.
Seguimos uma lógica circular e regenerativa, onde tudo o que pode ser reaproveitado, efetivamente, é. Por exemplo, os resíduos das uvas são compostados ou integrados noutras fases da produção agrícola.
Quando chega o momento de engarrafar, optamos por soluções mais leves e sustentáveis como garrafas de vidro com menor peso, rótulos em papel certificado e embalagens que reduzem o impacto no transporte e na pegada final.
Será que todos os vinhos que bebemos têm este cuidado? Nem sempre. Mas cabe também a si, como consumidor, começar a fazer perguntas.
Escolhas conscientes: o papel de quem está do outro lado do copo
A sustentabilidade não é uma tendência, mas antes uma atitude. Todo o processo começa em cada escolha que cada um de nós faz: no que comemos, no que vestimos e, claro, no que bebemos.
Escolher um vinho produzido com responsabilidade é, também, uma forma de apoiar práticas agrícolas que regeneram o solo, promovem o equilíbrio do ecossistema e respeitam as comunidades locais.
Na Quinta Miradouro dos Dízimos, chamamos-lhe dar o dízimo ao futuro: devolver à terra aquilo que ela nos dá.
E no seu caso? Já pensou no impacto que pode ter a sua escolha, sempre que compra um vinho?
Um brinde que respeita a origem
Sustentabilidade, para nós, não é um selo. Acima de tudo é uma forma de estar. A sustentabilidade repercute-se na forma como cuidamos da vinha, mas também na forma como nos relacionamos com quem nos visita, com quem trabalha connosco e com quem leva o nosso vinho até à mesa.
Produzimos com tempo, com respeito, com consciência. Acreditamos que o futuro do vinho passa por práticas que cuidam da terra e de todos nós.
Descubra os nossos vinhos com pegada leve e tenha à sua mesa o sabor de um futuro mais responsável.